Sementes

Para auxiliar aulas sobre semeadura, destacamos abaixo imagens das sementes sugeridas e as plantas/frutos que elas irão gerar.

Não comestíveis:

Muitas sementes, como as encontradas na laranja e mexerica, são descartadas, seja pela textura ou sabor. As sementes de frutas cítricas geralmente não são consumidas por serem amargas.

LARANJA

A crença de que engolir sementes de laranja pode causar apendicite é um mito, mas, ao mastigá-las ou triturá-las, o sabor desagradável pode ser um bom motivo para evitá-las.

MEXERICA

A razão mais comum para não comer sementes de tangerina é o sabor desagradável. As sementes contêm compostos amargos que podem estragar a experiência de comer a fruta.

ABACATE

Apesar de ser rico em fibras e antioxidantes, o consumo do caroço de abacate em excesso é desaconselhado devido a compostos como a persina, um fungicida natural, que pode ser tóxico em altas doses. Por isso, o uso mais comum é para fazer chás, farinhas ou como ingrediente em receitas, mas sempre com moderação e preparo adequado.


Prejudiciais à saúde:

Algumas sementes, por mais inofensivas que pareçam, são altamente tóxicas e não devem ser consumidas. Elas contêm compostos perigosos que servem como mecanismo de defesa da planta, mas podem causar problemas graves de saúde em humanos e animais, em alguns casos, levando à morte. Um dos exemplos é a semente de mamona, que carrega a ricina, uma das proteínas mais venenosas do mundo.

MAÇÃ

As sementes da maçã contêm uma substância natural chamada amigdalina. Quando as sementes são mastigadas ou trituradas, a amigdalina pode liberar cianeto de hidrogênio, que é um veneno potente. No entanto, o risco para a saúde humana é muito baixo na maioria das situações, e a ingestão acidental de algumas sementes inteiras geralmente não causa problemas, pois elas passam pelo sistema digestivo sem serem digeridas.

Para que o cianeto seja liberado em níveis prejudiciais, uma pessoa precisaria mastigar e ingerir uma quantidade muito grande de sementes, o que é altamente improvável. O perigo real ocorre se uma grande quantidade de sementes for esmagada e consumida de uma vez. Por precaução, é sempre recomendado descartar as sementes, principalmente para crianças e animais de estimação.

PERA

As sementes de pera possuem a mesma substância que as sementes de maçã.


Comestíveis sem sabor atrativo:

CHIA

LINHAÇA

GIRASSOL

MOSTARDA

ABÓBORA

TOMATE CEREJA


Comestíveis saborosas:

CASTANHA DE CAJU

AMENDOIM


Comestíveis que precisam de preparo

FEIJÃO

MILHO

Comestíveis amargas:

MAMÃO


Comestíveis duras:

GOIABA

MARACUJÁ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *